segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Guia Pràtico de conversaçao...

Hellow pessoinhas do meu cuore, depois de uma semana sem postar, aqui estou novamente. Sorry pela falta de noticias, mas è que semana passada foi meio corrida... Então no último post prometi que ia passar pra vcs um breve guia de conversação de viagem, caso alguém ai queira dar uma voadinha até Roma, ou, para quem quer aprender um kdiquinho de italiano.
Logo que cheguei em aqui a primeira coisa que tive contato foi com esse guia, ele è super bacaninha e ajuda mesmo, entao vamos começar a aula. Ao chegar a primeira coisa que você deve aprender são as frases úteis para o dia a dia, algumas eu já escrevi no post anterior, como bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, obrigado...então podemos pular essa parte nè.
Apresentações, Saudações:
Prazer em conhece-lo (a) : Piacere di conoscerlo (a); Até logo/Adeus: Arrivederci; Qual o seu nome: Come si chiama?; Me chamo Flàvia: Mi chiamo Flàvia; Olà: Ciao/ Salve; Tchaul: Ciao; Até mais tarde: A più tardi; Até amanha: A domani. Tem muito mais coisas, mas essas são as principais.
Onde, Como e pedidos simples:
Com Licença (para q alguém de passagem): Permesso; Pode me dizer: Potrebbe dirmi?; Pode me dar: Pottrebe darmi?; Deseja um (a): Vorrebe un (a); Quanto custa: Quanto costa; Onde està o (a): Dove il,la,lo; Onde fica o banheiro: Dove sono il banho?
Sobre você mesmo:
Sou de Minas Gerais: Sono di...; Tenho 24 anos: Ho vintequatro anni; Sou solteira(o): Sono Libera (o).
Agora outras palavrinhas que sempre usamos nè:
Nao sei: Non lo so; eu gosto..: Mi piace; eu nao gosto: Mi dispiace; Poderia me ajudar: Protterbe aiutarmi; Nao falo Italiano: Non parlo Italiano; Nao entendo/compreendo: Non capisco; Por favor, fale devagar: Per favore, parli più lentamente ou parli piano piano; Eu me perdi: Mi sono perso.
Expressões que você vai encontrar:
Entrata libera: Entrada gràtis; Feriali: Dias ùteis; Festivi: Feriado;Ascensore: Elevador; Chiuso: Fechado; Uscita: Saìda; Pode me dar um copo d'àgua: Pottrebe darmi un bicchieri di l'acqua; Café da manha: Colazione; Almoço: Pranzo; Jantar: Cena.
Dias da semana:
Segunda: Lunedì; Terça: Martedì; Quarta: Mercoledì; Quinta: Giovedì; Sexta: Venerdì; Sabado: Sabato; Domingo: Domenica.
Números:
1. Uno; 2. Due; 3. Tre; 4. Quattro; 5. Cinque (Tchinque); 6. Sei; 7. Sette; 8. Oto; 9. Nove; 10. Dieci ( Dietchi); 11. Undici (Unditchi); 12. Dodici(doditchi);13. Tredici (treditchi); 14. Quattordici (quatorditchi); 15. Quindici ( quinditchi), 16. Sedici (seditchi); 17. Diciasette ( Ditchassete); 18. Diciotto (Ditchoto); 19. (Ditchanove); 20. Vinte; 21. Vintuno; 30. Trenta e assim vai pq tem mto numero nè...
Tempo:
Hoje: Oggi; Ontem: Ieri; Amanha: Domani; antes de ontem: L'altro ieri; Depois de amanha: Dopodomani; Esta semana: Questa settimana; Semana passada: La settimana scorsa; Semana que vem: Prossima settimana; Esta manha: Stamatina; Esta tarde: Questo pomeriggio; Esta noite: Stasera/stanotte.


 Tem algumas regrinhas na hora de falar que vou passar pra vcs tb. Seguinte: O "a" se pronuncia sempre aberto como em "casa"; "i/u" pronuncia-se sempre fechado como em "vila"; "e/o" podem ter som aberto como em "ela" ou "hora", ou som fechado como em "cera" ou "som"; "ce" e "ci" se pronuncia como "tche" e "tchi"; "che" e "chi" se pronuncia como em "que" e "qui"; "ge" e "gi" se pronuncia como "dje" e "dji"; "sce" e "sci" pronuncia-se como "ch"; "sche" e "schi" se pronuncia como "ske" e "ski"; "sghe" e "sghi" pronuncia-se como "sgue" e " sgui".

Bom tchurminha não è mta coisa mas acho que já da pra ter uma noçao nè, e nao se esqueçam de que qdo vierem tragam 1 euro para pegar o carrinho e colocar as bagagens no aeroporto, afinal não è tdo dia que tem uma freirinha gente boa pra te dar um dinheiro nè...atè a proxima pessoal, contando um pouco mais da minha vidinha aki, proximo post vou falar dos novos amigos e è claro das festinhas...
Bacio, bacio, bacio, a tutti...
Ah jà ia esquecendo tirei essas dicas do livro: ITALIANO - Guia de conversaçao para viagens, è um guia visual da Folha de Sao Paulo.


6 comentários:

  1. Eita!!!
    Tô gostando!
    Vamos aprender Italiano juntos.
    Parabéns pelo Blog mais uma vez.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Bacana demais da conta! rsrsr... Eita Marquinhos...vamos mesmo aprender italiano à distância! rsrsr. Está um show Flavinha. Fico aqui aguardando ansiosa a próxima postagem! Arrivederci.

    ResponderExcluir
  3. Então, qto é mesmo a aula d italiano? rsss

    ResponderExcluir
  4. Ei minha cara. Parabéns! Não sabia que estava fora do Brasil. Boa sorte por aí e aproveite.

    ResponderExcluir